terça-feira, 14 de junho de 2011

Diálogos

"Como pode Deus falar tanto através de uma criança que nunca disse palavra?'

Essa é uma frase desse lindo vídeo que está disponível ai pela Internet (tem o link no cantinho do blog) que conta a vida de Elliot. Esse bebê, portador da síndrome de Edwards ('prima-irmã' da síndrome do nosso João), é mais um destes mistérios que Deus propõe ao mundo...

Eu percebo que Deus têm se manifestado através do João, de sua vida e história.
Não estou dizendo que Deus deseja o sofrimento. Mas entendo que Ele o permite, e que na nossa vida usa também o sofrimento como matéria prima para fazer-se presente.
Sim, Deus fala comigo através do João.
Não, não estou louca, nem tendo alucinações... (rsrsrs)

É, tenho tido longas conversas com Deus aqui no hospital, ao lado do João, na sala de estar dos familiares da cti, na capela, e nos corredores. Ele têm me falado do valor da vida, da dignidade do humano. Me fala da solidão, do desamparo e da tristeza hoje presentes no mundo. Me fala da virtude da mansidão. Me mostra a caridade espontânea. Me ensina a não julgar o outro, e que não existe o 'se fosse eu faria diferente!'...Deus me fala da esperança e sobre ter fé (mesmo que do tamanho de um grão de mostrada).

Eu também tenho falado com Ele. É um diálogo.
Sim, Ele sempre me escuta (embora nem sempre responda).
Eu questiono tudo que Ele me diz. Pergunto pra Ele o porquê de tudo. Pra depois perceber que tem coisas (muitas coisas) que eu não vou entender, mas que isso não significa que elas não tenham um porque ou um sentido para acontecer. Tem coisas que somos limitados demais para compreender. Nessas questões me lanço confiante na sabedoria divina, sei que o melhor vai acontecer.
Sobre essas coisas transcedentais também dialogo com meu Deus: o que é O melhor? melhor para quem e para que?... Estou plenamente convencida que nossa história não termina aqui de que parte de nós é eterna (almas) e, assim sendo não dá pra explicar e compreender o sentido de tudo quanto nos acontece conhecendo só um lado da moeda. Como nos diz São Paulo, agora vemos como num espelho, em parte. mas então veremos face a face (1Cor 13, 12).

Deus é um amigo discreto que chega pra uma conversa intima. Com quem posso ficar em silêncio se precisar ou desejar, mas também posso dizer-lhe qualquer coisa, até as mais absurdas.

Ele pode falar através do João porque o Joãozinho lhe permite, tem mansidão suficiente para isso. E porque é paradoxal como Deus é. Deus-imenso se manifesta no pequeno e indefeso. Deus poderoso fala através de quem não sabe falar!

Nenhum comentário: