terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Meu irmão é especial!"

João tem dois irmãos: Pedro (5anos) e Ana Luíza (1ano e meio).

A Aninha não fala muitas palavras ainda, mas chama o "oão"/ "nenê" e pede para lavar as mãos pra fazer carinhos no maninho. Leva seus brinquedos para o quarto do João, coloca alguns deles em cima de sua cama... como num convite. Presenteia também as técnicas de enfermagem que cuidam do irmãozinho com os brinquedos e cantorias. É bem verdade que procura a atenção de todos a si, e tem um tanto de ciúme do pequeno João.

O Pedro tem sido um 'mano' muito compreensivo com toda a mudança que tivemos aqui em casa. Desde a gravidez conversávamos com ele sobre os problemas que o maninho poderia ter, assim como falávamos para ele também da fé e esperança que temos... Como todo moleque decinco anos, Pedrinho foi procurando os porquês, e inventando as suas explicações para as situações; curioso pergunta tudo a respeito do irmão. É ele sempre que diz, assim que alguém chega para visitar e conhecer o nenê: "tem que lavar as mãos e passar alcool gel!" - ele não só orienta os cuidados como fiscaliza se eles foram feitos corretamente.
Pedro chama a traqueo do mano de narizinho, sabe que deve ser limpa (aspiração), sabe que o mano se alimenta pela gastro. Todo dia quando acorda vai ao quarto do irmão para dizer um bom dia, e sempre que sai vai dizer tchau. Dizia contente que o mano tinha uns dedinhos reservas e que podia lhe emprestar se a continha ultrapassasse os seus dez (ficou até triste quando soube que na cirurgia João retirou os sexto dedo que tinha em cada mão). Enquanto João esteve internado na CTI, queria muito vê-lo, perguntava sempre porque não podia entrar lá e se haviam outras pessoas que cuidavam do mano.


Quis escrever sobre isso por que me encanta o modo simples e sereno com que as crianças - e principalmente o Pedro - lidam com a história e situação do João. Pedrinho sabe que seu irmão é diferente e precisa de auxílios e ajuda diferenciados, sabe que o irmão tem limites... mas ele não tem pena do irmão. Pedro também aprendeu a amar o João como ele é. Pedro ainda guarda a esperança de jogar bola com o mano! Ele fez cinco anos e na festinha ficou muito contente porque o irmãozinho pode estar com ele na hora do parabéns!

Tenho certeza de que o Pedro será um homem melhor, mais humano, mais espiritualizado porque viveu essa experiência, porque foi presenteado por Deus com um irmão especial.


6 comentários:

Potira disse...

Xeíse amiga!
LINDO BLOG e LINDA forma de demonstrar essa história de amor!
Beijos com carinho e saudade :***
Potira

Andreo disse...

Amados de Deus

Vejam este vídeo... vi o João agradecendo vocês... http://www.youtube.com/watch?v=5zcPbeYHEgg

Deus abençoe

Andreo Costa

Anônimo disse...

Fabiano, estou emocionada!!!
mto lindo este post!
realmente o pedro sera um homem melhor e a familia d vcs ficara cda vez mais abençoada e unida!
bjao
Débie, Cecília e Rafa

Josele Scalco disse...

Geise,Fabiano, Pedro e Aninha,
li o blog de vocês e fiquei emocionada e tocada pelo sentimento e demonstração do mais puro e verdadeiro amor.
Lendo a citação abaixo e pensando na história de vocês, acho que são palavras sábias...
“A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.”Jonathan Swift (do livro “As Viagens de Gulliver”)
Um beijao com carinho!

solange disse...

BOM,EU TENHO O PRIVILÉGIO DE SER AMIGA DA AVÓ DO JOÃO,ONDE Ñ TM PALAVRAS P/ DESCREVER O Q VEJO NESSA PESSOA,QUANDO FALA(BABA)NESSES NETOS,E A FÉ JUNTO COM O AMOR Q ELES; (O VÔ TMBM)PASSAM P/ NÓS QUANDO S REFEREM AOS NETOS E AGORA P/ JOÃO Q É TUDO D BOM,DANDO-NOS A CERTEZA D Q O AMOR SUPERA "TUDO",ENFIM AMAMOS O JOÃO MUITO!!!!!!!!!!!ELE JA FAZ PARTE DAS NOSSAS VIDAS!

Luiz Roberto ( vô Luiz ) disse...

Sábado dia 26/03/201.....passei parte da manhã e grande parte da tarde cutindo uma visitinha ao Joao no hospial Moinhos de Vento na TI pediatrica e cada vez estou mais convicto de quanto ele é especial a nós e quanto ele tem recebido amor e carinho de todos que o redeiam, médicos, enfermeiras tem uma dedicação e um jeito muito especial de tratar o pequeno guerreiro que tem nos provado que a Deus nada é impossível e que precisamos Crer nas promessas do Senhor. João o vô Luiz adorou ficar este dia contigo com a Graça de Deus.