terça-feira, 12 de abril de 2011

CONSELHOS AOS PAIS

Sem falsa modéstia, essa grande experiência com a vida, que a vida do João nos proporcionou, gerou muitos aprendizados (e continua a gerar frutos) em nós. Alguns destes posso chamar aqui de ‘conselhos aos pais’... é que pretensiosamente pensei em dicas, aprendizados e reflexões que fossem importantes para pais em situações semelhantes (pais de crianças sindrômicas, pais de crianças com diagnósticos difíceis, pais que tem filhos hospitalizados e etc.). Bom, aí vão:
1.       Primeira grande dica, se você recebeu noticia de algum diagnóstico para seu filho(a), principalmente se ele ainda está por nascer: não procure nada sobre a doença do google, e muito menos no youtube não vai te fazer bem; faça busca em blogs pois eles contam histórias de vida e de amor de pessoas concretas.
2.       O seu papel de pai/mãe é amar. E amor envolve zelo e cuidado. Mas o seu cuidado e zelo não podem impedir que outros também amem e até mesmo cuidem (se assim tiverem disposição) de seu filho(a).
3.       Confie nos médicos e na medicina, mas não cegamente. Seja crítico, mas receptivo e aprenda também a escutá-los. Não carregue dúvidas sobre tratamento e diagnóstico, faça as perguntas (por mais bobas que elas pareçam). Mas tenha sempre a certeza de que a ciência não é a verdade absoluta.
4.       Resgate a sua fé. Ela dará sentido ao que estás vivendo.
5.       Não se feche em seu sofrer. Olhe a volta, outros sofrem junto contigo, há mais pessoas sofrendo no mundo. O sofrimento faz parte da vida. Não sofra sozinho.
6.       Pai e mãe, vocês precisam conversar muito sobre o que está acontecendo, sobre o que estão sentindo. Não espero do outro reações, cada um sofre do seu próprio jeito. E não se esqueçam de que vocês continuam sendo um casal, cuidem um do outro.
7.       Viva o que cada dia te reserva, em cada dia o seu cuidado e preocupação. Sofra as dores de um dia ruim para poder sorrir com as pequenas conquistas do outro. Não tenha vergonha do que sente.
8.       E, para finalizar: procure ajuda sempre que for preciso. E aceite as mãos que se estenderam.
Abraços, Geise.

2 comentários:

Bethânia Ceschini disse...

Geise, achei fantástico esse último "texto"... fiquei emocionada!
Só tem condições de escrever e refletir sobre isso quem vive toda esta situação com DEUS! Parabéns! Que vocês continuem sendo testemunho deste "amor de pai e mãe" a muitos casais que vivem histórias semelhantes a de vocês! Deus abençoe o "guerreiro João" e esta família que tanto admiramos e amamos! Contem com nossa oração! Abração, Bethânia

Juliana Vencato disse...

Geise e Fabiano!
Fico sem palavras cada vez que visito o blog do João. Vocês são um casal iluminado e João com certeza é um anjo de Deus que veio mostrar ao mundo que quem tem Deus no coração, não teme a nada. Vocês são um exemplo de força, união e vitória. Que Deus continue derramando bençãos sobre vocês. Todos aqui em casa mandam abraços e muita força. Shalom
Juliana Vencato e Família